Astronautas

Viagem a Lua - Apollos 11 e 12.

 

Palestra sobre a viagem a Lua - Alan Bean Piloto do Modulo Lunar - Apollo 12

Comandante da Missão Skylab3

 

Bruce McCandless II

É um astronauta norte-americano e foi o primeiro homem a caminhar no espaço sem estar ligado à nave-mãe, durante a missão STS-41-B, da nave espacial Challenger, em fevereiro de 1984.

 

Margaret Rhea Seddon and Robert Lee Gibson

Margaret Rhea Seddon

Selecionada no primeiro grupo de astronautas femininas da NASA, em 1978 - junto com Sally Ride, Anna Fisher, Judith Resnik, Kathryn Sullivan e Shannon Lucid - e qualificada como astronauta especialista de missão em 1979, trabalhou em diversas funções em terra, ligadas à tecnologia do ônibus espacial, como membro do conselho médico da agência espacial e como assistente técnica do diretor de operações de tripulações em voo. 

Robert Lee Gibson

Em sua carreira como astronauta, Gibson foi cinco vezes ao espaço, quatro delas como comandante do ônibus espacial. A primeira, como piloto, em fevereiro de 1984, da STS-41-B Challenger. Seguiram-se os comandos da STS-61-C Columbia, em janeiro de 1986, a última missão antes da tragédia com a nave Challenger - ocorrido dez dias depois do pouso da Columbia - que interrompeu por mais de dois anos o programa espacial tripulado norte-americano, a STS-27 Atlantis, em dezembro de 1988, a STS-47 Endeavour, misssão com o Spacelab, em setembro de 1992, e finalmente o comando da STS-71 Atlantis, em junho de 1995, missão do programa conjunto russo-americano Shuttle-Mir.

Chris Hadfield  

Onze anos após seu segundo voo, Hadfield voltou ao espaço para ser o primeiro canadense a comandar uma expedição na ISS.Lançado do Cosmódromo de Baikonur em 19 de dezembro de 2012, ele integrou como engenheiro de voo a tripulação da nave Soyuz TMA-07M, que levou três astronautas à estação, onde completaram a Expedição 34 e iniciaram a Expedição 35, comandada por ele. Um dos fatos mais populares de sua participação nesta missão foi o vídeo transmitido à Terra em que atua cantando a música Space Oddity, de David Bowie, acompanhado de um violão – o vídeo tem mais de 30 milhões de acessos no Youtube – e trocando mensagens no Twitter com William Shatner, o capitão Kirk da série original Jornada nas Estrelas.

 

 

Space Oddity

 

 

 

Topo