Extraterrestres da Renascença: o encontro imediato de Fazio Cardano em 1491

 

 

o encontro de Cardano

A questão de saber se há ou não extraterrestres entre nós é um debate que muito antecede a invenção do chapéu de papel alumínio. Veja o exemplo de Fazio Cordano, um jurista e matemático italiano do século 15 que também era um bom amigo de Leonardo da Vinci. Cardano afirmou - muitas vezes, de acordo com seu filho - ter tido uma sessão impressionante de três horas uma vez com alguns alienígenas muito brilhantes. O filho de Cardano, o igualmente brilhante e excêntrico Gerolamo Cardano, contou a história de seu pai em seu famoso livro De subtilitate rerum (1552) 1. Um século depois, Cyrano de Bergerac se inspirou em Cardano para escrever sua própria obra de ficção científica, Voyage dans la lune (1619).

A comparação entre o relato de Cyrano e o de Cardano levanta discrepâncias: Cyrano diz que Cardano conheceu "habitantes da Lua", enquanto Cardano não sabia de onde vieram seus misteriosos visitantes. Eles eram alienígenas de outro planeta ou seres sobrenaturais de outra dimensão? Essa distinção parece ter sido menos importante para a mente dos primeiros tempos modernos do que para os investigadores modernos. Mesmo assim, a história é intrigante e, se acreditarmos em Cardano, ele teve um encontro próximo de algum tipo.

Um encontro imediato em Milão

Segundo os Cardanos, o encontro com os estrangeiros ocorreu em 13 de agosto de 1491. Fazio estava em casa por volta das oito horas da noite, quando sete homens se materializaram em sua cozinha. Os homens vestiam túnicas de estilo grego, ou 'togas', de seda, e 'sapatos brilhantes'.

Fazio não se assustou com essa intrusão alienígena, mas nós devemos ressaltar, como fez Gerolamo, que Fazio conversava com pessoas invisíveis havia 30 anos. Ele afirmou ter um 'espírito familiar'. Parece que Fazio nunca foi preso por isso. Ou Milão era terrivelmente liberal em 1491 ou Fazio era extremamente bem relacionado.

Fazio ficou impressionado com os desconhecidos bem vestidos e bonitos, que pareciam ter entre 30 e 40 anos. Quando ele perguntou como eles chegaram lá - já que obviamente não tinham entrado - eles explicaram que eram 'feitos de ar'.

Pergunta do ufólogo: Isso poderia ser interpretado como se fossem projeções holográficas? É tentador especular, mas o texto dos primeiros tempos modernos deixa de fora todas as partes boas.

Fazio teve uma longa conversa com essas pessoas. Eles lhe disseram que viveram cerca de 300 anos, eram avançados intelectualmente e eram mais intimamente relacionados aos 'deuses' do que aos humanos. Eles pareciam rondar a Terra, no entanto. Os dois líderes afirmaram estar realizando uma série de palestras públicas. Eles reivindicaram inteligência superior e conhecimento interno, como onde livros raros importantes e tesouros perdidos eram guardados.

Fazio perguntou-lhes por que, se sabiam tanto, não apenas compartilhavam as informações com o resto do planeta. Nesse ponto, eles explicaram sobre o que podemos chamar de Primeira Diretriz. Eles não tinham permissão para interferir, alegaram, sob pena da lei. E então, é claro, eles admitiram o que pode parecer trapaça, enviando informações às pessoas em seus sonhos, por meio de inspiração e coisas do gênero. Eles também afirmaram ter ensinado aos líderes mundiais:

... os mais baixos deles eram os espíritos guardiões dos mais nobres dos homens, assim como os homens de baixo nível são os treinadores de bons cães e cavalos.

- Gerolamo Cordano, De subtilitate rerum, Livro XIX, citado em tradução em Anon., Comte de Gabalis, 1913.

Fazio não parece ter se ofendido com isso. Mas então, ele deve ter se acostumado com isso. Afinal, ele passou 30 anos conversando com espíritos. O que Fazio queria saber, porém, era quem fez o Universo, como e por quê - o tipo de pergunta usual. Foi então que os alienígenas começaram a discutir.

O mais alto deles negou que Deus fizesse o mundo desde a eternidade. Pelo contrário, o outro acrescentou que Deus o criou de momento a momento, para que se Ele desistisse por um instante, o mundo pereceria.

Fazio achava tudo isso fascinante - afinal, ele era um filósofo, e essa foi uma ótima conversa depois do jantar. Eles conversaram sem parar, e os alienígenas revelaram ser grandes fãs do filósofo do século 12 Averróis. Eventualmente, eles deixaram o caminho por onde vieram. Fazio, aparentemente, abandonou sua convivência com os alienígenas pelo resto da vida.

O observador fica com uma pergunta. Por que os cientistas dos séculos 15 e 16 tiveram tão poucos problemas com fenômenos como espíritos familiares e visitas alienígenas? Talvez seja melhor perguntar: por que temos tantos problemas com esta conta? É porque analisamos nosso conhecimento e experiência de maneira tão diferente?

Fazio Cardano era jurista e matemático. Ele fez algumas descobertas importantes sobre álgebra. Além disso, ele era fascinado pela perspectiva e a discutiu com seu amigo Leonardo da Vinci. O filho de Fazio, Gerolamo, ficou ainda mais famoso como matemático. Além de matemática e física, Gerolamo estudou medicina. Ele tinha uma excelente reputação como médico. Ele tinha uma reputação menos excelente como jogador, mas fez um trabalho pioneiro na ciência da probabilidade. O livro de Gerolamo sobre jogos de azar só foi publicado na década de 1660.

Esses primeiros pensadores modernos eram polímatas por inclinação e na prática. Talvez seja por isso que eles não conseguiram ter problemas com fenômenos paranormais. Para eles, o mundo do conhecimento era um quebra-cabeça gigante e multifacetado. Os alienígenas poderiam entrar na sua cozinha para conversar sobre Averróis? Por que não? Um fato como aquele era verdade ou não era. Não era falso simplesmente porque 'esse tipo de coisa não acontece'. Superstição e noções pré-concebidas não faziam parte da equação. Pelo menos não para os Cardanos.

Para Leitura Adicional

Para obter uma cópia gratuita do De subtilitate rerum de Gerolamo Cardano, clique aqui. Você terá que ler em latim, no entanto. (ou click aqui para ler direto em Inglês)

Para a tradução rosacruz do encontro imediato de Fazio, clique aqui. Lembre-se: esta é uma tradução da lembrança de um filho sobre a história de um pai. Foi do italiano para o latim, do francês para o inglês. Recomendamos uma dose saudável de ceticismo.

A “Voyage to the Moon” (Viagem à Lua) de Cyrano de Bergerac está disponível online. Você pode ler este trabalho em inglês, e se não souber inglês você pode traduzí-lo usando o Google Tradutor.

O livro ficou famoso no século XVI. Não estamos alegando que está na lista dos mais vendidos do New York Times.

Isso foi pouco mais de um ano antes da viagem histórica de Colombo. Isso não implica correlação, ou mesmo causalidade - apenas para colocar o incidente em perspectiva histórica.

 

Wikipedia Fazio Cardano

De subtilitate rerum (1552) Versão original em Latin

De subtilitate Rerum (Traduzido para o inglês)

De Subtilitate Rerum (link para baixar em PDF manuscrito original em Latin de 1552)

A Viagem a Lua de Cyrano de Bergerac para baixar em pdf

 

 

 

Topo